Romanos - 3

    1 Qual � logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncis�o?

    2 Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.

    3 Pois qu�? Se alguns foram incr�dulos, a sua incredulidade aniquilar� a fidelidade de Deus?

    4 De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como est� escrito:Para que sejas justificado em tuas palavras,E ven�as quando fores julgado.

    5 E, se a nossa injusti�a for causa da justi�a de Deus, que diremos? Porventura ser� Deus injusto, trazendo ira sobre n�s? (Falo como homem. )

    6 De maneira nenhuma; de outro modo, como julgar� Deus o mundo?

    7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para gl�ria sua, por que sou eu ainda julgado tamb�m como pecador?

    8 E por que n�o dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Fa�amos males, para que venham bens? A condena��o desses � justa.

    9 Pois qu�? Somos n�s mais excelentes? De maneira nenhuma, pois j� dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos est�o debaixo do pecado;

    10 Como est� escrito:N�o h� um justo, nem um sequer.

    11 N�o h� ningu�m que entenda;N�o h� ningu�m que busque a Deus.

    12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram in�teis.N�o h� quem fa�a o bem, n�o h� nem um s�.

    13 A sua garganta � um sepulcro aberto;Com as suas l�nguas tratam enganosamente;Pe�onha de �spides est� debaixo de seus l�bios;

    14 Cuja boca est� cheia de maldi��o e amargura.

    15 Os seus p�s s�o ligeiros para derramar sangue.

    16 Em seus caminhos h� destrui��o e mis�ria;

    17 E n�o conheceram o caminho da paz.

    18 N�o h� temor de Deus diante de seus olhos.

    19 Ora, n�s sabemos que tudo o que a lei diz, aos que est�o debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja conden�vel diante de Deus.

    20 Por isso nenhuma carne ser� justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

    21 Mas agora se manifestou sem a lei a justi�a de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

    22 Isto �, a justi�a de Deus pela f� em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que cr�em; porque n�o h� diferen�a.

    23 Porque todos pecaram e destitu�dos est�o da gl�ria de Deus;

    24 Sendo justificados gratuitamente pela sua gra�a, pela reden��o que h� em Cristo Jesus.

    25 Ao qual Deus prop�s para propicia��o pela f� no seu sangue, para demonstrar a sua justi�a pela remiss�o dos pecados dantes cometidos, sob a paci�ncia de Deus;

    26 Para demonstra��o da sua justi�a neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem f� em Jesus.

    27 Onde est� logo a jact�ncia? � exclu�da. Por qual lei? Das obras? N�o; mas pela lei da f�.

    28 Conclu�mos, pois, que o homem � justificado pela f� sem as obras da lei.

    29 � porventura Deus somente dos judeus? E n�o o � tamb�m dos gentios? Tamb�m dos gentios, certamente,

    30 Visto que Deus � um s�, que justifica pela f� a circuncis�o, e por meio da f� a incircuncis�o.

    31 Anulamos, pois, a lei pela f�? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.